7ª Etapa GR22 - Monsanto - Castelo Novo

Amigos… é já em tom nostálgico que o digo… terminámos a Aventura GR22 - Grande Rota das Aldeias Históricas!!!! Completámos no dia 26 de Julho a 7ª e última Etapa do GR22, que ligou a Aldeia de Monsanto à de Castelo Novo, local onde à quase 2 meses atrás (31 de Maio) demos a primeira pedalada nesta grande rota circular!
.
O grupo pedalante repetiu-se pela terceira semana consecutiva… com o Sales novamente a marcar pela ausência. Luís Cabaço, António Cabaço, Silvério e eu, João Valente lá nos dirigimos pela hora matutina das 7 (da madrugada) até ao ponto de partida…nada mais, nada menos que… a mais portuguesa das aldeias… Monsanto!

O entusiasmo era evidente no interior da carrinha… era a última etapa, eram os últimos 65Km’s de GR22… era a etapa mais curta de todo o trajecto… era esta a etapa que fechava o círculo de uma grande aventura recheada de sensações e aventuras únicas! Havia de facto motivo para o entusiasmo que se vivia!!!

Com as nossas máquinas aprontadas e a chave do veículo entregue ao nosso motorista inter-aldeias Pedro (pela 3ª semana consecutiva!!!! Um sincero obrigado por essa disponibilidade toda)… era tempo de dar o mote… o meu mote: “— Malta… vamos lá fazer disto uma Aventura!” E que aventura nos esperava pela manhã em diante….

Descida até ao Posto local da GNR de Monsanto para virarmos à direita e iniciarmos mais uma calçada romana deste GR22! Técnica, bastante íngreme, com alguns degraus a complicar a descida e longa… bastante longa… até à pequena povoação da Deveza… onde permanecemos durante algum tempo fruto das necessidades emergentes e fisiológicas do Silvério (eheheh) e também pelo percurso pedonal desferido pelo AC ao longo da calçada… homem prevenido vale por dois! Eheheh!

Seguimos trilhos por mim já conhecidos de outras andanças pedestrianas até à Nossa Senhora da Azenha, deixando para trás aquele respeitável caramouço de Monsanto! As placas sinaléticas do GR22 não enganavam e ditavam as direcções exactas rumo a Idanha-a-Velha, outra aldeia histórica pertencente ao rol da Aldeias Históricas de Portugal.

Em Idanha-a-Velha sacámos a fotografia da praxe defronte ao portal medieval do Castelo e fomos depois em busca de um café local para o primeiro abastecimento da manhã! Foi no Café “Lafiv” que manducámos umas sandochas e bebericamos uns cafézitos. Como aldeia histórica que é… fizemos ainda um pequeno percurso “turístico” pela localidade onde registámos na digital os melhores retratos do património histórico local! — Olha a “tumba” do Silvério… ou melhor… olha o Silvério na “tumba” de alguém… Ehehehe!!!

Abandonámos as terras de Egitânea… com azimutes direccionados à vizinha Proença-a-Velha onde efectuamos mais um abastecimento de líquidos… Ice Tea’s, Águas, Ginginha… e claro o branquinho traçado por parte do nosso animador Silvério! Ehehehe… A dose de líquidos (e do branquinho traçado) repetiu-se logo na povoação seguinte… Aldeia de Santa Margarida… onde já se sentia assim um fresquinho esquisito… quase 40ºC… Uffff… vai lá vai!!! O Café “A Porta Velha” foi o palco de repouso nesta pacata localidade!

Os trilhos rolantes segiram-se… um sobe e desce aqui e acolá…faltavam cerca de 15Km’s para o final do GR22… quando o inesperado me acontece! Numa descida de areão… a roda dianteira teimou em entrar na regueira e lá vai disto… qual coice de burro, qual mergulho em terra… uma queda e pêras… voo directo ao chão com direito a slide no areão por uns bons metros! Orgulho ferido… cromados em sangue… orgulho ferido… jersey rasgado… cromados em sangue… mas pior… pior… orgulho ferido… malhar depois de 560 Km’s de GR22… a 15Km’do fim! Fiquei inconsolável!...

As mágoas e as feridas… essas lavei-as pouco depois no chafariz da Orca! Mas o orgulho… Enfim… ainda que perfeitamente dispensáveis… irei ter marcas do GR22 por algum tempo… gravadas no corpo! Qual tatuagens… Ehehehe! Um especial agradecimento aos colegas de grupo pela preocupação demonstrada e ao proprietário do Café “O Chafariz” na Orca que me disponibilizou uns desinfectantes SOS. Lá fica a “cambalhota” gravada na história do GR22!

Atalaia do Campo e Póvoa da Atalaia foram os últimos pontos de passagem antes de começar a vislumbrar a meta… o objectivo final… Castelo Novo… a aldeia bem protegida pelo maciço rochoso da Gardunha nas suas costas!

Os últimos Km’s de uma estupenda aventura foram feitos em subida… subida até ao fontanário que nos viu partir no dia 31 de Maio de 2009, dia em que iniciámos a Grande Rota das Aldeias Históricas.

A etapa de hoje estava concluída… mas na minha mente isso era irrelevante… importante era sim a conclusão do GR22. O objectivo a que me tinha proposto estava concluído e com sucesso! Os momentos de sacrifício, abnegação e até de algum sofrimento… foram relembrados à chegada…passaram-me pelo pensamento! Tinha valido a pena! Tinha sido uma experiência única… provavelmente difícil de repetir na totalidade! Estava satisfeito comigo mesmo… (apesar das feridas latejantes) … estava agora orgulhoso de ter completado uma bonita aventura e em boa companhia!

Era momento de comemoração… o Restaurante “Lagarto” serviu-nos a merecida refeição! A tagarelice foi constante… relembraram-se bons momentos, peculiares acontecimentos, aventuras e desventuras… emoções, sensações e quiçá novas aventuras! Brindámos à Saúde… brindámos à Aventura… brindámos à Grande Rota da Aldeias Históricas!

O GR22 terminou!


3 comentários:

  1. Parabém pela conclusão desta bela Aventura! Sem dúvida uma idéia espectacular! É um projecto que também gostava de concretizar um dia destes!
    As marcações do percurso estão de confiança? ou tinham o track no GPS?
    É que já uma vez fiz esta etapa (Monsanto - Castelo Novo)com um road bock, mas perdi-me umas 2 vezes!

    ResponderEliminar
  2. Olá Rui Lourenço! Obrigado pelo Comentário! Uma Aventura como esta é de se fazer sempre com a utilização de GPS, pois existem etapas em que as marcações são muito deficientes!
    Se tens em ideia avançar nesta aventura... fá-lo pois não te irás arrepender!

    Abraço
    João Valente

    ResponderEliminar
  3. Bem amigo agora chegou a altura de fazer os comentários à tua fantástica aventura. Para já as paisagens envolvidas, muito bonitas permitiram que aqui expusesses fotos fantásticas - Parabens
    Em segundo os excelentes trilhos, a muita exigência física, alguma abegnação mas o que é lá isso quando se faz por gosto?! Parabéns mais uma vez
    Quanto ao cromado rasgado isso não interessa para nada. Pena é o jersey mas pronto como já encomendastes mais um, tá tudo resolvido.
    Espero-te para umas voltinhas cá pelas nossas paragens.

    Abraço
    FM

    ResponderEliminar