6ª Etapa GR22 - Sortelha - Monsanto

Na verdade é preciso gostar… gostar muito… e ter muita convicção (à mistura!) nos projectos em que nos inserimos e nos embrenhamos! Apesar de o BTT ser “apenas” um hobby… levo-o muito a sério e este projecto-aventura do GR22 é algo que me propus completar com o máximo de prazer… mesmo que isso envolvesse algum género de sacrifício! E na verdade… esta última etapa constitui isso mesmo… um pequeno sacrifício! Para marcar presença em Sortelha tive de fazer um parêntesis no meu período de férias em plena Praia do Ouro (perto da Praia de São Pedro de Moel), por mãos ao volante e vir até à capital albicastrense… pois é… um pequeno sacrifício… mas que valeu de todo a pena… pois a 6ª Etapa… já era! Eheheh!
.

GR22 - Grande Rota das Aldeias Históricas, na sua Etapa 6, fez a ligação entre as aldeias de Sortelha e a mais Portuguesa das aldeias - Monsanto! O quarteto da etapa anterior repetiu-se mais uma vez e a ausência por motivos laborais do Sales também se confirmou esta semana (pena!)!! Assim… marcaram presença na fotografia de grupo em Sortelha os aventureiros João Valente (eu), Luís Cabaço, António Cabaço e Silvério! Estávamos prontos para a penúltima etapa do GR22!

Curiosamente o percurso oficial do GR22 (pela Carta do Lazer do INATEL) não inclui a passagem pela Aldeia de Sortelha… passando este apenas nas proximidades! É também verdade que todos os relatos que tenho lido pela web… falam da passagem em Sortelha! Assim, e considerando Sortelha uma das mais bonitas Aldeias Históricas, o nosso homem do GPS (António Cabaço) fez a sua inclusão no nosso traçado, enriquecendo 2 etapas… (esta e a anterior).

A saída de Sortelha deu-se pelas 8:30… e os primeiros 10Km’s corresponderam aos últimos 10Km’s da última etapa! Tudo pelo facto de Sortelha não estar incluído no traçado oficial do GR22! Assim o trajecto pelas Quintas dos Quintinhos até à Aldeia de Santo António não nos trouxe nada de novo… excepto a paragem no Café “Ponto de Encontro” nesta aldeia para fazermos o primeiro abastecimento da manhã… com a respectiva dose de cafeína!!!

Saímos da Aldeia de Santo António pelos “ Campos de Jogos”… o pelado lá do sítio! Ehehehe! Seguimos por largos Km’s de trilhos sobretudo “descendentes” onde aqui e acolá se vislumbravam como que sorrateiramente as marcas sinaléticas do GR22… degradação é a palavra-chave! Que pena…mesmo!

Os grandes aerogeradores no horizonte... vulgo “Eólicas”… começavam a aparecer lá ao longe… a Serra da Malcata e a sua Reserva Natural faziam agora parte do nosso palco de pedal! Apesar de manterem o seu movimento giratório do tipo ventoinha… dezenas delas… nem vento bulia! Calor… sim… esse era rei e senhor… os 40º graus marcaram no ciclómetro e foram a grande dificuldade do dia!

Passámos por entre as ruelas do Meimão e após algumas subidas algo pedregosas começámos a ver o azul esverdeado do espelho de água da bonita Barragem da Meimoa! Que bonita paisagem refrescante… tivemo-la como companhia durante alguns Km’s, pois a rota mandava seguir as margens da barragem… circundando-a quase na totalidade! Muito bonito mesmo!

O caudal de água era sereno… imóvel… óptimo para o concurso pesqueiro que ali se realizava! – Malta… aquela ideia do barquinho a motor era genial! Eheheheheheh!!!!!!… Não liguem… apenas efeitos do sol nas nossas mentes!!!! Eheheheheh!

Durante os trilhos que circundam a Barragem da Meimoa cruzámos o Percurso Pedestre “Patada da Mula” e o “Percurso do Sobreiral”… havendo um conjunto de marcos que nos baralharam por momentos… mas… a setinha do GPS não engana!!! Bendito GPS… neste GR22!!! Se não fosse este aparelho ainda andávamos à nora na 1ª Etapa! Ehehehehe!

A despedida da Barragem da Meimoa e do Parque Natural da Serra da Malcata fez-se pelo enorme paredão da barragem… seguindo o quarteto depois por alcatrão durante umas centenas de metros para cortar à esquerda numa sucessão de estradões de terra, pó e algumas charcas que deliciaram (e arrefeceram) a malta à sua passagem!

O destino seguinte foi o “Pátio do Lobisomen” (peculiar nomenclatura!!!) na localidade da Meimoa onde efectuámos uma pequena paragem para a lavagem do pêssego (dignamente) roubado! Eheheh… Mais à frente (na estrada principal da Meimoa) o Café/Restaurante “O Tear” foi o local eleito para beber uns refrigerantes fresquinhos afim de arrefecer os motores… O calor não perdoa e a desidratação instala-se com facilidade….

Da Meimoa em diante… o “Brain” do Silvério (Sistema de Suspensão desenvolvido pela Specialezd) entrou em verdadeira carburação e foi vê-lo entrar em acção! Deve ter havido ali algum curto-circuito com a Scott do AC… tendo este sido acometido pelo mesmo mal… Já eu e o Luís Cabaço… não fomos brindados com a chama “Brain” … e fomos “comendo” o pó da dupla “Brain&Brain”! Ehehehe!!!!

Os trilhos permitem alcançar a imagem de Penamacor lá distante… com a sua Torre de Menagem a sobressair dos limites da aldeia… mas a rota do GR22 “embica” para Sul com direcção a Aldeia do Bispo e posteriormente Monsanto. Não parámos na Aldeia do Bispo pois já íamos embrenhados e velozes com a imagem do “caramouço” de Monsanto que estava frente aos nossos olhos!

O calor apertava bastante… os bidons e camel-bags… secos! Mas a placa surge a dar ânimo e a apelar ao último sacrifício: “Bem-Vindos a Monsanto - Aldeia Mais Portuguesa”… pena que a placa está cá mesmo em baixo! Faltava vencer o “caramouço” de Monsanto para dar-mos a 6ª e penúltima etapa por concluída!!!!

Os “Brains” seguiram por ali acima com os olhos postos no ponto mais alto de Monsanto… já eu e o Luís parámos na Relva para fazer jorrar a água (morna) do fontanário sobre as nossas pernas… um autêntico banho… uma pequena maravilha! O grupo iria encontrar-se de novo na “Varanda de Monsanto” onde nesta etapa chegámos em antecipação ao nosso carro de apoio! Eheheh! O Pedro e a Marisa, os nossos motoristas de hoje surpreenderam-se com a rapidez com que cumprimos os 78Km’s de hoje! Eheheh! Um abraço de agradecimento para eles por mais esta ajuda no GR22. Obrigado!

Com as bifanas já na frigideira (à nossa espera) e o apetite no auge… sacámos a fotografia de final de etapa com a aldeia de Monsanto nas nossas costas! Sortelha-Monsanto, a penúltima etapa da aventura GR22 estava cumprida! O sentimento que se vive é de ansiedade em chegar ao fontanário de Castelo Novo… aquele de onde partimos no dia 31 de Maio! Vai haver festa… vai haver emoção… afinal de contas não é todos os dias que se termina o GR22…
.
Amigos… encontramo-nos em Castelo Novo… junto ao Fontanário… ou mesmo lá dentro! Ehehehehehehe…
Fiquem Bem…


1 comentário:

  1. POIS É....TENHO ME MORDIDO TODO DE NÃO TER A MESMA SORTE QUE TU E QUE OS DEMAIS COMPANHEIROS DESTA AVENTURA DO GR22 DE TER CONCLUIDO TODAS AS ETAPAS DESTE INCRIVEL AVENTURA. O TRABALHO ASSIM O OBRIGA MAS ESPERO QUE FUTURAMENTE VENHA A FAZER ESSA AVENTURA TODA DO PRINCIPIO AO FIM. AGORA SÓ FALTA MAIS UMA E FORÇA COMPANHEIROS ESTOU COM VCS PORQUE PARA MIM DESTA VEZ JA NÃO VOS POSSO ACOMPANHAR MAIS UM ABRAÇO SALES

    ResponderEliminar