5ª Etapa GR22 - Castelo Mendo - Sortelha

A semana laboral com 4 noites de repouso sacrificadas foi bastante exigente… e quer queiramos quer não queiramos os nossos ritmos circadianos ficam alterados o suficiente para nos sentirmos em baixo de forma física! Assim sendo estava algo temeroso para esta etapa, a 5ª do GR22 - Grande Rota das Aldeias Históricas, que ligava as aldeias de Castelo Mendo a Sortelha! Mas… mas… mas… já lá vamos!!!!
.
125Km’s de estrada é o que dista a aldeia de Castelo Mendo da cidade de Castelo Branco… pelas 8:20 horas já o quarteto de hoje (Silvério, António Cabaço, Luís Cabaço e eu (João Valente) preparava as “máquinas” em frente ao portal de Castelo Mendo… para as próximas horas de BTT… puro BTT! Hoje não tivemos a companhia do Carlos Sales que por motivos profissionais não pôde estar presente para desfrutar de mais esta aventura! Foi pena!

Antes da saída de Castelo Mendes ainda fizemos um mini-roteiro turístico por esta aldeia a fim de encontrar o melhor “spot” para a fotografia de grupo! A aldeia, a meu ver é bem típica daquilo que são as Aldeias Históricas e guarda-nos recantos magníficos dignos de registo fotográfico! O balcão da igreja em ruína foi o palco da foto-grupo inicial desta 5ª etapa do GR22.

À saída das portas muralhadas de Castelo Mendo esperavam-nos alguns Km’s em descida até atingirmos as margens do Rio Côa… lindo como o conhecemos na etapa anterior! A travessia do rio faz-se por um trilho “algo” repleto de vegetação… que nem se vislumbra mesmo estando ele à frente do nosso nariz! É assim a manutenção do GR22… vergonhoso! Este dá-nos acesso a uma ponte de pedra em lajes enormes e seculares que atravessam o caudal calmo do rio até à outra margem! Para trás fica Castelo Mendo… lá longe… lá no alto com a sua torre sineira a sobressair no azul celeste!

Inversamente ao início do percurso… era agora tempo de subida (ciclável) até Freineda… passando antes sobre a linha de Caminhos-de-ferro da Beira Alta com a Gare da Freineda observável ali bem pertinho! Nesta localidade fizemos a primeira de muitas paragens para abastecimento (de líquidos)… o calor iria ser nossa companhia fiel durante todo o trajecto… com o termómetro a marcar 39º nalgumas partes do percurso! Assim a hidratação era mandatária… e na Freineda, no Café do “Chico Mocho” absorvemos a dose de cafeína diária que sempre ajuda nos momentos mais difíceis! Ehehehe!

Seguiram-se uma série de estradões bastante rolantes vizinhos de paisagens planas de cearas onde aqui e acolá se viam umas manadas de gado “vacum” pachorrentas à sombra de grandes carvalhos. A localidade que se seguiu foi a Aldeia da Ribeira com paragem no Café/ Restaurante “A Bernardina” onde o aroma a cabritinho em breve iria perfumar as imediações do estabelecimento! Para nós… ainda era cedo para almoçar… ficamo-nos por umas bebidas frescas e umas brincadeiras com o “bolinha de pêlo” recém-nascido! Vejam as fotografias…. Eheheheh!

Da Aldeia da Ribeira até à Rebolosa percorrem-se uns single-tracks excelentes a apelar um pouco à técnica… muito bom! Na Rebolosa os vários fontanários de “Água não Controlada” deixaram-nos na dúvida… mas uma simpática habitante local disse-nos que era à confiança! Aproveitámos e abastecemos os sacos de hidratação dos Camel-bags… até à próxima povoação… Alfaiates!

Alfaiates não pertence ao grupo das 12 Aldeias Históricas de Portugal… mas a sua configuração e o património histórico-cultural certamente seriam suficientes para integrar o rol das Aldeias Históricas. Fizemos um pequeno circuito pela localidade… registámos os vestígios históricos mais interessantes na digital e assentámos arraiais no Café “Tasca D’El Rei” onde o suco de cevada fresquinho deu alento à continuação da nossa etapa!

Trilhos espectaculares percorridos após Alfaiates… onde a sombra dos Carvalhos fazia atenuar a canícula que se fazia sentir com a chegada da hora do “almoço”. Passámos a localidade do Soito e foi mesmo numa zona onde o GR22 será certamente alterado (ou improvisado) em breve, motivado pelas obras de construção de mais um tapete de “alcatroni”, que repousámos numa sombrinha para comer algo mais sólido e dar mais dois dedos de conversa em amena cavaqueira! Está lá o Silvério… está lá a cavaqueira! Ehehehe!

Do local onde “almoçámos” até ao Sabugal é um instante…o seu cartão de visita… o Castelo Medieval vê-se à distância e pela sua imponência valeu bem a pena o pequeno desvio que fizemos para o visitar. O Café/ Bar “O Bardo” fica ali mesmo ao lado de uma das entradas do castelo e a sua esplanada à sombra convidava mesmo a uma bebida fresca! Perfeito!

Voltámos a sair da muralha, passámos pela fonte “da chave” (!!!) para “enchimento de águas” e em descida cruzámos a Ponte do Côa que atravessa a Ribeira dos Aluados… (sugestivo nome)… para sairmos em subida do Sabugal.

Do Sabugal a Sortelha não são muitos Km’s… mas a tendência é sempre a subida! E o calor fazia-se sentir bem… A Aldeia de Stº António é a última povoação que se cruza para, já em alcatrão, se começar a avistar o destino final desta 5ª Etapa do GR22 - Sortelha!

Sortelha… como quase a maioria das aldeias históricas apresenta o seu castelo altaneiro obrigando a um último esforço e apelo ao sacrifico para assim, por volta das 14:30, conquistar com sucesso o fim da etapa. Em Sortelha, que considero uma das mais bonitas Aldeias Históricas de Portugal, foi tempo de saborear um licor de fabrico tradicional (fresquinho) de hortelã e posar para a fotografia final que certamente ficará para a posteridade!

Uma palavra especial de agradecimento ao Pedro (da Sertã) que neste troço do GR22 contribuiu com os seus dotes de “motorista inter-aldeias”. A ele o nosso muito obrigado! Quem sabe para a semana não esteja de novo connosco! Eheheh!

Em resumo e em jeito de conclusão… a 5ª Etapa GR22 que liga Castelo Mendo a Sortelha é rica em trilhos e paisagens brilhantes, os 77Km’s efectuados não apresentam dificuldades extremas (1200 de acumulado)… mas o calor que se fez sentir aumentou sensivelmente o grau de dificuldade da etapa. Para a semana… iremos aproximar-nos ainda mais do nosso destino final desta aventura GR22 - Castelo Novo! Será a 6ª etapa (penúltima) e irá ligar as Aldeias Históricas de Sortelha a Monsanto (Aldeia mais Portuguesa de Portugal). A aventura promete!!!

PS: Para a semana Silvério e o seu novo “Brain”!!! Ah pois é… esperam pela aventura… e comédia!! Ehehehe!

Amigos…
Fiquem bem…
Ver-nos-emos no topo de Monsanto!


2 comentários:

  1. Olá tudo bem?
    Antes de mais parabéns pela aventura, estou a planear algo do género mas como tenho menos dias vou ter de fazer uma parte do caminho e completar um dia mais tarde.
    O mais complicado mesmo é a parte do transporte (a ser tratada) e dormidas. Como fizeram para pernoitar? Podem indicar onde ficaram em cada noite e dar algumas recomendações que achem bem?
    Obrigado desde já! ;)

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pelo comentário! Na verdade não pernoitamos em nenhuma da etapas... Uma vez que regressávamos sempre a Castelo Branco. As etapas foram sempre feitas nos domingos durante 7 semanas.

    Abraço
    Boa aventura...
    Joao Valente

    ResponderEliminar