4ª Etapa GR22 - Marialva - Castelo Mendo

Com cerca de 250 Km’s já percorridos da Grande Rota das Aldeias Histórias, partimos hoje, dia 5 de Julho, para a 4ª Etapa do GR22. Das 7 etapas, esta é (para mim) a mais rica em património histórico-cultural uma vez que se visitam num só dia 4 Aldeias Históricas: Marialva (Ponto de Partida), Castelo Rodrigo, Almeida e Castelo Mendo (Ponto de Chegada).
.
As exéquias da recolha de pessoal assemelharam-se ao Domingo passado, com o amigo Silvério a fazer o “rally” urbano na Cidade de Castelo Branco. Saímos da cidade sem o “motorista inter-aldeias” oficial da etapa de hoje… mas sem motorista?!?!? Calma… o nosso motorista esperávamos na localidade da Lardosa… ah pois é!? Pinto Infante prontificou-se a ficar na história da nossa aventura GR22 e contribui com os seus préstimos na etapa de hoje. Ele e a sua “burra” Specialized integraram a aventura e ainda foram descobrir umas “bredas” e umas “quelhas”, como ele tanto gosta, lá pelos arredores de Marialva. A ele, deixo aqui o meu agradecimento pessoal pela disponibilidade em nos ter ajudado no dia de hoje! Repito… sem o “motorista inter-aldeias” a aventura não se realiza… é peça fundamental!

Marialva esperava-nos com uma temperatura ideal… amena para uma longa tirada… de 93Km’s de trajecto de puro (e duro) BTT até vislumbrar a entrada muralhada de Castelo Mendo. António Cabaço, Silvério, Carlos Sales, Luís Cabaço e (eu) João Valente… foi o quinteto ávido de aventura…

Desde que iniciámos a aventura GR22 temos tido bastante sorte com os “percalços” inerentes à prática deste desporto e até com as avarias mecânicas… mas… esta etapa começou de forma azarenta! Ainda antes da fotografia de grupo inicial já o amigo Pinto Infante trazia a corrente na mão (material demasiado novo!!!) e pouco tempo depois era tempo de ver um GPS praticar queda livre em calçada de paralelos!!!! Estava a começar mal… mas a “coisa” endireitou-se até final da etapa sem mais azares dignos de registo! Eeheheh!!!

A saída deu-se pela Porta do Castelo Medieval de Marialva em direcção às localidades de Gateira, passagem pela ponte sobre o Rio Massueime onde a fotografia é inevitável pela beleza do local. Seguiu-se ligeira subida em alcatrão para depois virar à direita e descer por trilho bastante técnico até às poldras que atravessam o Rio Massueime… quase seco nesta zona!!! Segue-se uma subida ainda longa e bastante técnica pela presença de muita pedra e mato fechado até à localidade do Juízo (que nome curioso!!!)… de facto só mesmo quem não tem “juízo” se mete nestas aventuras! Ehehehe! Foi pouco depois do Juízo, e com cerca de 15 Km’s percorridos (em conjunto) que o amigo Pinto Infante seguiu o seu trajecto circular com regresso a Marialva. Obrigado Pinto pela tua boa companhia e disposição neste bocadinho da etapa!

A saga continuou por alguns trilhos mais rolantes até iniciarmos a descida vertiginosa para o Vale do Côa com uma paisagem soberba num misto de pedra e vegetação. A descida termina na Ponte da União (construída em 1995) sobre o Rio Côa onde a sua cor esverdeada contrasta com o azul do céu… um autêntico quadro fotográfico! Lindo! O panorama endurece com a subida íngreme de cerca de 5 Km’s à qual se segue uma série de trilhos bastante técnicos, perto de várias localidades de Riba-Côa. Pedra e mais pedra… foi sem dúvida o elemento que não faltou nesta etapa!!!!!

As dificuldades não abrandaram com a proximidade à Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo… onde a transposição da Serra da Marofa deixa sempre algumas mazelas…. Mais que não seja as recordações da silvas nos braços e pernas! Ehehehe… O acesso a Castelo Rodrigo é praticamente não ciclável tal a quantidade de pedra a juntar à pendente bem elevada de inclinação! Um pouco de pedestrianismo não faz mal a ninguém… e para além disso é importante gastar também o rasto dos sapatos… poupando um pouco de pneu! Eheheheheh!!!!!

Castelo Rodrigo é uma das mais bonitas Aldeias Históricas, tipicamente medieval e nas suas ruelas respira-se nostalgia! A localidade apresenta uma cintura muralhada estando as ruas primorosamente limpas, arranjadas e floridas. Tivemos a oportunidade de subir até à porta do torreão para uma fotografia de grupo (para a posteridade) e descansar um pouco da subida!

Dizer adeus a Castelo Rodrigo não foi fácil… mas a etapa tinha de prosseguir! Em descida rápida ladeámos o Convento de Santa Maria de Aguiar podendo já avistar nas nossas costas Castelo Rodrigo lá no alto marcando a sua imponência! Os trilhos que seguiram foram bastante rolantes, permitindo por vezes pedalar acima dos 30Km’s/hora… as marcações desta etapa também estão bastante presentes e ainda em razoável estado de conservação… salvo alguns cruzamentos onde a vegetação mais densa acaba por esconder as sinaléticas!

Fruto de levar às costas um Camel-bag vazio de água nesta fase da etapa… tivemos de fazer um pequeno desvio no rota e entrar na localidade de Almofala para poder atestar o saco de hidratação. Aproveitámos para beber umas bebidas frescas e retemperar algumas energias com uma pausa!

Com quase 80Km’s percorridos começámos a avistar Almeida, outra Aldeia Histórica, cuja configuração assenta numa muralha em forma de estrela irregular de 12 pontas. Entrámos dentro da localidade muralhada onde percorremos várias ruas e pudemos observar a imponência desta fortificação. Salienta-se também os jardins perfumados em redor das muralhas, que fazem desta Aldeia (também) umas das mais bonitas do nosso Portugal.

Saímos da aldeia fortificada pelo portal principal e efectuamos uma descida em calçada bastante técnica para ir-mos novamente de encontro ao Rio Côa, desta vez trespassado pela “Ponte Grande sobre o Rio Côa”, assim denominada na placa identificativa, uma ponte centenária em cantaria de granito, constituída por 3 arcos abatidos e apresentando a meio um Cruzeiro erguido em homenagem à sangrenta batalha da III Invasão Francesa.

A calçada continua do outro lado da ponte por mais algumas centenas de metros até ir de encontro à estrada nacional, para depois apanhar novo trilho à esquerda que nos leva à povoação de Ânsul. Daqui até Castelo Mendo já não é longe… e os trilhos até permitem rolar em boa velocidade… mas o cansaço já se nota e o ciclómetro aproxima-se a passos largos dos 100Km’s percorridos!!!!

A entrada em Castelo Mendo faz-se por um single-track em descida técnica, passando por vários cruzeiros até se avistar a porta muralhada e ladeada pelos 2 imponentes torreões que serviram de “background” à nossa fotografia de grupo no final da etapa. À nossa espera… Pinto Infante, como que guardião da Aldeia Histórica de Castelo Mendo… felicitou-nos por mais uma etapa conquistada!

Apesar do track da etapa ser de cerca de 93Km’s… as visitas às Aldeias Históricas de Castelo Rodrigo e Almeida e o desvio em Almofala fizeram a tirada subir acima dos 100Km’s. O grupo já denotava algum cansaço no final, mas a satisfação de cumprir mais uma etapa era notória no rosto de cada um. Estávamos todos de Parabéns!

Já estamos em contagem decrescente para o final da Grande Rota das Aldeias Históricas - GR22 em Castelo Novo! Já lá vão 4 etapas cumpridas… falta apenas 3! Para a semana há mais aventura… iremos fazer a ligação entre as Aldeias de Castelo Mendo e Sortelha.

Fiquem Bem…
Até Sortelha no dia 12 de Julho!


1 comentário:

  1. Gateira ?! Juízo ?! que raio de nomes !!! isso cheira-me a qualquer coisa ! ok + 1 bela etapa excelentes fotos. Parabéns. 1 abraÇo.

    ResponderEliminar