GR22 - Introdução

A “Rota das Aldeias Históricas” é um percurso pedestre de grande rota que une dez aldeias históricas (Almeida, Castelo Mendo, Castelo Novo, Castelo Rodrigo, Linhares da Beira, Marialva, Monsanto, Piódão, Idanha-a-Velha e Sortelha). Ao longo de toda a sua extensão (cerca de 540 Km's) percorrem-se 17 concelhos da Beira Interior (Celourico da Beira, Fornes de Algodres, Trancoso, Meda, Pinhel, Figueira de Castelo Rodrigo, Almeida, Sabugal, Penamacor, Idanha-a-Nova, Fundão, Castelo Branco, Covilhã, Pampilhosa da Serra, Arganil, Seia e Gouveia), abrangendo um total de 52 povoações.

Num cenário de grande riqueza natural e atravessando três áreas protegidas (Parque Natural da Serra da Estrela, Parque Natural do Douro Internacional e a Reserva Natural da Serra da Malcata) esta Grande Rota não esquece os saberes e os valores de um vasto património secular que caracteriza esta região. Como percurso, a “Grande Rota das Aldeias Históricas” pretende ser o meio pelo qual é possível divulgar e dar a conhecer uma região que, pelas suas caracteristicas naturais e valores patrimoniais, é merecedora de uma visita e preservação.

É bafejados pelo espírito de aventura, sentido de descoberta e alguma abnegação que um grupo de bttistas albicastrences irá enfrentar o desafio da conquista da beleza ímpar inerente ao GR22. O repto foi lançado pelo companheiro António Cabaço e o desafio foi aceite por alguns amantes do pedal... (eu) João Valente também o aceitei... um projecto em que sempre quis alinhar! Serão 7 etapas (uma por semana) em que nos vamos embrenhar pelos caminhos mais recôndidos e trialeiras mais belas da Grande Rota das Aldeias Históricas de Portugal! Contamos com as dificuldades inerentes à altimetria exigente do terreno montanhoso... mas estamos convictos que iremos receber em troca uma experiência única, ímpar, memorável... para um dia mais tarde recordar com saudosismo!

É com esse intuito... recordar, reviver e partilhar... momentos, sensações e vivências que decidi criar este pequeno "apêndice" do nosso cantinho (blog) BTTHAL. Espero estar ao alcance (disponibilidade) de poder participar em todas as 7 etapas e ter a capacidade literária de conseguir transcrver um pouco desta experiência! A expectativa é grande... A vontade de conquista é enorme... Até dia 31 de Maio com a 1ª etapa!